Familiares de Marielle Franco e Anderson Gomes ficaram profundamente abalados durante o depoimento de Ronnie Lessa, o assassino confesso da vereadora e do motorista, no julgamento realizado na última quarta-feira. Luyara Franco, filha de Marielle, precisou deixar a audiência após o início do depoimento de Ronnie, passando mal e retornando apenas uma hora depois.
Ágatha Arnaus, viúva de Anderson, não conseguiu conter as lágrimas quando Ronnie afirmou que não pretendia matar o motorista. Muitos parentes e amigos preferiram ficar no corredor do 9° andar do Tribunal de Justiça, no Centro do Rio, não conseguindo suportar a tensão do momento.
A ministra Anielle Franco, irmã de Marielle, passou boa parte do tempo caminhando pelo corredor, visivelmente emocionada. Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estava indignado com a frieza do ex-policial Ronnie Lessa, que fez pesquisas sobre ele na internet por 10 meses.
"Esse julgamento é muito importante porque pode virar a página do Rio de Janeiro. O que o julgamento da Marielle e do Anderson expõe é o esgoto que se transformou o RJ. O verdadeiro Escritório do Crime era a Delegacia de Homicídios, onde matar era um 'trabalho' como o Lessa disse em seu depoimento. Quantos outros serviços o Lessa já havia aceito?", questionou Marcelo Freixo.
Durante o depoimento, Ronnie Lessa revelou que Marielle se tornou "pedra no caminho" dos mandantes do assassinato e detalhou como o crime foi cometido. Ele também afirmou que não pretendia matar Anderson, mas sim apenas Marielle.
Posteriormente, Ronnie pediu desculpas à família das vítimas e assumiu sua responsabilidade pelos atos. "Eu gostaria de aproveitar a oportunidade e com absoluta sinceridade e arrependimento pedir perdão às famílias do Anderson, da Marielle e à minha própria, a dona Fernanda e a toda sociedade pelos fatídicos atos que nos trazem aqui", disse.
Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, que também confessou participação no assassinato, podem ser condenados a até 84 anos de prisão. A expectativa é que o julgamento continue nos próximos dias.

